Notícias

É importante Acreditar

No mundo globalizado, as empresas que adotam um programa de controle de qualidade já dispõem de um diferencial, pois passam a fornecer aos clientes uma evidência concreta da sua preocupação em adotar e manter processos padronizados, muito próximos da perfeição. Para complementar esses programas, foi criado o processo de Acreditação de Laboratórios, que consiste em conceder a uma organização um certificado de avaliação em conformidade com um conjunto de padrões previamente estabelecidos.

A Acreditação é um processo que avalia se a instituição está atuando para melhorar a qualidade e a segurança dos pacientes e procedimentos – segundo normas internacionais adaptadas para a realidade brasileira – num esforço que se reverte em processos mais enxutos, otimização de custos e confiabilidade dos resultados e laudos, indo além do reconhecimento do sistema de qualidade da organização, preocupando-se com a organização inteira, do pré ao pós-analítico. Portanto, a Acreditação dá ao médico e ao seu paciente a tranquilidade de que os laudos provenientes de laboratórios acreditados têm alta confiabilidade.

O Ministério da Saúde criou, em 1999, a Organização Nacional de Acreditação (ONA), com objetivo de coordenar e promover a acreditação na área da saúde. Em 2006 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), publicou a RDC 93/06 instituindo o Manual Brasileiro de Acreditação. O processo de avaliação e acreditação da ONA é apoiado por todas as organizações nacionais representativas do setor de saúde do País, baseando-se no Manual Brasileiro de Acreditação. O SBA/ONA busca as evidências de que a organização seja segura, organizada e com processos de gestão de qualidade voltados para excelência, sendo o seu principal objetivo a disseminação da cultura de melhoria contínua através de um sistema de certificação e reconhecimento, além de estar sempre avaliando com rigor o risco sanitário, em função da parceria com a ANVISA e com o Ministério da Saúde.

Fique por dentro das nossas novidades

Cadastre-se agora!
Aviso

Utilizamos cookies para melhorar a experiência dos usuários e os nossos anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza e concorda com a nossa política de privacidade

X

Nos dê sua opinião,

Realize a pesquisa de satisfação e deixe um comentário!!!

Nos dê sua opinião